CHAPADA DOS VEADEIROS

Nesse platô do Brasil Central, a 1.680 metros do nível do mar, de clima ameno, em meio a montanhas e incríveis formações de cristal de quartzo , esconde-se o Charmoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com as suas abundantes nascentes de água cristalinas, montanhas, valesm canyon, lindas cachoeiras, fauna e flora intocadas.

No início, você poderá estrnhar o barulho dos periquitos, o toc-toc dos tucanos, o vôo rasante do beija-flor, o pouso dos seriemas, o namoro das araras azuis emas orgulhosas, curicaca, carcará, gaviões, tatus, veados-campeiros, onças pintadas, tamanduás, quati, lobo-guará, entre outros.

Nas trilhas, você poderá caminhar entre as matas e veredas, buritis, caliandras, mimosas, ipê-amarelo, embiruçu, canela-de-ema, chuveirinho e bromélias.

Depois conhecerá Cachoeiras e Raizama, Vale da Lua, Morada do Sol, Abismo, Pequizeiro, Vaçe Encantado, Cristal, Água fria, Poço Encantado, Saltos do Rio Preto, Cariocas, Vale do Macaquinho, Almécegas, Veredas, Rio dos Couros, Águas Termais e Vale do Moinho, entre outros.

Aí sentirá o barulho dos ventos, o ar refrescante, o cheiro da terra e das flores, o deslumbrante por sol, o clarão do luar, as noites estreladas e até quem sabe uma estrela cadente em seu inquietante silêncio.

Então perceberá esse santuário ecológico como uma das últimas reservas de fauna, flora e água pura do mundoe, aí, finalmente sentirá o seu encanto, o seu cheiro de poesia, clima de magia, misticismo, tranquilidade e muita paz.