Chapada dos Veadeiros

Nesse platô do Brasil Central, a 1.680 metros do nível do mar, de clima ameno, em meio a montanhas e incríveis formações de cristal de quartzo, esconde-se o charmoso Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, com as suas abundantes nascentes de águas cristalinas, montanhas, vales, canyon, lindas cachoeiras, fauna e flora intocadas.


No início, você poderá estranhar o barulho dos periquitos, o toc-toc dos tucanos, o vôo rasante do beija-flor, o pouso das seriemas, o namoro das araras azuis, emas orgulhosas, curicaca, carcará, gaviões, tatus, veados-campeiros, onças pintadas, tamanduás, quati, lobo-guará, entre outros.


Nas trilhas, você poderá caminhar entre as matas e veredas, buritis, caliandras, mimosas, ipê-amarelo, embiruçu, canela-de-ema, chuveirinho e bromélias.


Depois conhecerá Cachoeiras de Raizama, Vale da Lua, Morada do Sol, Abismo, Pequizeiro, Vale Encantado, Cristal, Água Fria, Poço Encantado, Saltos do Rio Preto, Cariocas, Vale do Macaquinho, Almécegas, Veredas, Rio dos Couros, Águas Termais e Vale do Moinho, entre outros.


Aí sentirá o barulho dos ventos, o ar refrescante, o cheiro da terra e das flores, o deslumbrante por do sol, o clarão do luar, as noites estreladas e até quem sabe uma estrela cadente em seu inquietante silêncio.


Então perceberá esse santuário ecológico como uma das últimas reservas de fauna, flora e água pura do mundo e, aí, finalmente sentirá o seu encanto, o seu cheiro de poesia, clima de magia, misticismo, tranquilidade e muita paz.


Preserve esse Patrimônio Natural Brasileiro e da Humanidade.